Dicas Rápidas para Aumentar o Score do SERASA e Boa Vista

Cansado de solicitar cartão de crédito e não te responderem? talvez seu Score esteja baixo, vamos te ajudar a aumentar seu Score do Serasa, SPC e Bela Vista.

O Que é Score e para que serve?

O Score é uma pontuação em uma escala de 0 a 1000. Esse placar avalia a sua reputação no sistema financeiro, definindo se você é visto como um cliente bom ou ruim para as instituições financeiras. Isto impacta diretamente na sua vida, pois é a partir do Score que as empresas irão avaliar se você é um cliente com quem elas podem negociar ou se, ao contrário, é um cliente que traz risco de inadimplência

Quem é o responsável por definir o Score?

Quem faz essa conta são empresas especializadas na gestão de informações sobre as movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, conhecidas como birôs de crédito

Vamos entender um pouco sobre os birôs

Os 4 birôs de crédito autorizados pelo Banco Central a operar no Brasil são: Serasa, SPC, Boa Vista e Quod. Você já deve ter ouvido falar em alguns deles. Mas saiba que o papel que todos desempenham são muito parecidos, embora haja algumas diferenças em seus trabalhos.

Em linhas gerais, os birôs de crédito são empresas privadas que atuam no gerenciamento de bancos de dados sobre as atividades financeiras de pessoas físicas e jurídicas. As informações são fornecidas por qualquer instituição que forneça crédito e pelos prestadores de serviços continuados (eletricidades, água, gás, telefonia e outros), devem ser objetivas, claras, verdadeiras e de fácil compreensão.

PONTUAÇÃO DO SCORE

Saber o que significa sua pontuação no Score é fundamental para você estabelecer suas metas e acompanhar sua evolução após o nosso procedimento e manter seu Score sempre alto! De 0 a 200 pontos: significa que você

De 0 a 200 pontos: significa que você é um mau pagador e teve alguma restrição a pouco tempo. Nessas condições é muito difícil que você consiga crédito.
De 201 a 400 pontos: significa que você já foi um mau pagador, mas está começando a
ter uma inteligência financeira e mantendo as suas contas em dia. Por isso, seu risco de inadimplência é médio.
De 401 a 600 pontos: nível intermediário. Significa que sempre paga suas contas em dia, dificilmente já teve seu nome “sujo”, porém algumas vezes comete atrasos. Seu risco de não honrar
com o pagamento é relativamente baixo.

De 601 a 800 pontos: é considerado um pagador de qualidade. Normalmente, aquele que nunca atrasa contas e que busca prezar por um histórico de nome “limpo”.
De 801 a 1.000 pontos: é aquele pagador considerado excelente e que nunca teve problemas com o nome “sujo”. É aquele que normalmente consegue crédito com facilidade e juros baixos. Simplificando, é o tipo de pagador que todo banco ou empresa deseja como cliente.

Vale lembrar que o Score não é necessariamente o único fator adotado pelas empresas para conceder crédito, embora seja um dos principais. Definitivamente é um ótimo parâmetro para acompanhar sua reputação no mercado e saber o que esperar ou fazer antes de pedir crédito.

Medidor de Score

PONTUAÇÃO DO SCORE

Alguns fatores podem atrapalhar neste momento, como:

Muitas negativações: mesmo que no momento você não tenha nenhuma restrição em seu nome, o histórico de negativações influencia a análise de crédito. Significa que frequentemente você atrasa suas contas. Vale lembrar que mesmo aquelas restrições baixadas pelo Código de Defesa do Consumidor após 5 anos (“caducaram”) impactam negativamente.
Não ter contas em seu nome: não ser titular de nenhum serviço, como luz, telefonia e TV, pode lhe atrapalhar e até mesmo impedir que você abra uma conta no banco. Não ter um comprovante de residência impede que seu cadastro esteja completo e atualizado, o que não lhe garante uma residência fixa.

Não possuir comprovante de renda: a comprovação de renda é fundamental para a maioria das empresas e de apresentação obrigatória em bancos. Não possuir um comprovante, como contracheque ou declaração de Imposto de Renda, pode impedir ou restringir seu crédito. Vale lembrar que movimentação bancária, como transferências ou depósitos recebidos, não são aceitos como comprovantes de renda.

COMO CONSULTAR SEU SCORE

Aqui vamos lhe dar o caminho para que você consulte seu Score nos portais dos birôs de crédito: Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC. Apenas o Quod não fornece esse serviço. Acesse os links abaixo e realize o login ou, caso não possua um login, cadastre-se para consultar seu Score:

Serasa
www.serasa.com.br/entrar?product=score&redirectUrl=%2Farea-cliente
SPC
https://cadastropositivo.spcbrasil.org.br/cadpos-consumidor-login/
Boa Vista SCPC
https://www.consumidorpositivo.com.br/entrar/?redirect_to=/painel/score/

PROCEDIMENTO PARA AUMENTAR O SEU SCORE

Caro leitor, enfim chegamos no ponto mais importante do procedimento para aumentar seu score! Até aqui você viu o que é o Score, os birôs de crédito, que são as principais instituições responsáveis pelo cálculo da sua pontuação, e também quantos pontos você precisa para ter crédito na praça. Agora iremos lhe apresentar um procedimento que irá aumentar o seu Score. Caso sua pontuação já esteja alta, saberá como mantê-la em um bom nível. Nosso método está dividido em 4 etapas. Cada etapa contém algumas atividades que você deverá realizar à risca. Lembre-se que o Score é medido a partir de um histórico de informações e uma grande base de dados. Então sua pontuação não irá melhorar da noite para o dia. Este é um processo gradativo e nosso método irá garantir um bom histórico que resultará no aumento do seu Score.

ETAPA 1

Esta primeira etapa possui 4 atividades que funcionarão como uma preparação para que seu Score seja aumentado. Vamos a elas:

Atividade 1:

Limpe as consultas do seu CPF A limpeza das consultas irá, de certa forma, apagar seu histórico junto aos birôs de crédito. Você estará reiniciando o seu Score. O procedimento desta primeira atividade é previsto por Lei e é direito de cada cidadão. Porém, os birôs não disponibilizam de maneira fácil como isso pode ser feito. Abaixo iremos lhe dizer como fazer isso junto ao Serasa e ao Boa Vista SCPC.
SERASA: A forma mais fácil de limpar seu histórico junto ao Serasa é comparecer pessoalmente em um posto de atendimento. É possível localizar o mais próximo neste link:
https://www.serasa.com.br/atendimento-presencial
Caso prefira realizar o procedimento de forma remota é possível da seguinte forma: O Termo de responsabilidade encontra-se aqui:

Vá ao cartório e reconheça firma da assinatura. Em seguida, junte as cópias autenticadas do seu
RG e CPF Envie tudo pelos Correios para:

Av. Dr. Heitor José Reali, nº 360, Jardim Nova São Carlos, CEP 13571-385 – São Carlos/SP, A/C Gestão de Requerimentos Administrativos
Boa Vista SCPC:
Sempre que empresas e credores buscam informações de um CPF na Boa Vista com a finalidade de proteção ao crédito, são registradas consultas (passagens) em sua base de dados. Cada consulta é excluída automaticamente do sistema após 90 dias da data em que foi realizada. Para que seu histórico de consultas possa ser renovado e toda consulta excluída a cada 90 dias, é necessário estar cadastrado no site, ou aplicativo, da Boa Vista SCPC. Caso ainda não possua um cadastro na plataforma da Boa Vista, basta acessar este link e realizá-lo:
https://www.consumidorpositivo.com.br/cadastro/

Atividade 2

Tenha uma conta básica em seu nome e pague em débito automático Como já dito anteriormente, possuir uma conta em seu nome favorece o seu Score, pois lhe permite comprovar um endereço fixo. Mas o mais importante é sempre realizar o pagamento em dia. Por isso, sugerimos que inclua a respectiva conta em débito automático junto ao seu banco de relacionamento.

Atividade 3

Ative o seu Cadastro Positivo Já vimos que o cadastro positivo funciona como um histórico de bom pagador. Entre em contato com seu banco de relacionamento para permitir o envio de informações ao Cadastro Positivo e acesse os sites dos birôs para ativá-lo. Veja que a atividade 2 já irá contribuir para um bom histórico.

ETAPA 2

ATIVIDADE 1

Crie um histórico de pagamento Programe-se para sempre pagar suas contas em dia. Como dito anteriormente, opte pelo débito automático sempre que possível, pois isso evita que a conta deixe de ser paga. Caso não seja possível, jamais se esqueça de realizar o pagamento. Fique atento para que o dia do vencimento de suas contas seja sempre no dia do recebimento do seu salário ou um pouco posterior. Caso você receba seu salário no 5º dia útil, por exemplo, programe-se para que os vencimentos de suas contas sejam entre os dias 7 e 10. Pagar sua contas em dia irá aumentar o seu histórico no Cadastro Positivo e contribuir para o aumento do seu Score!

ATIVIDADE 2

Abra uma conta corrente em mais de um banco Atualmente a concorrência entre os bancos está muito grande e cada instituição possui sua própria política de crédito. Possuir relacionamento com mais de um banco lhe garante maior poder de barganha a fim de conseguir crédito ou melhores condições, além de fornecer mais informações para seu Cadastro Positivo e para seu Score

ETAPA 3

A terceira etapa do procedimento possui três atividades que irão aumentar de forma considerável seu Score.

ATIVIDADE 1

Quite dívidas possam não estar extintas Se você possui uma dívida há mais de 5 anos, é bom saber que ela não deixa de existir após este período. O que deixa de existir é apenas a anotação negativa em seu CPF, fruto daquela dívida. E, ainda assim, isto impacta negativamente o seu Score. Portanto, caso você possua uma dívida há mais de 5 anos, ou aquela dívida já esquecida pelo banco, trate de quitá-las

ATIVIDADE 2

Adquira cartões de loja Lojas de comércio varejista como Riachuelo, Renner e Americanas, costumam oferecer cartões de crédito próprio. Adquira um cartão de alguma loja de sua preferência e realize periodicamente pequenas compras parceladas, como por exemplo, uma compra de R$ 150 em 3 parcelas. E, é claro, pague as faturas em dia. Isso irá contribuir muito para aumentar seu Score! É importante ressaltar que ter controle com os gastos, não exagerar nas compras e evitar dívidas consideráveis são fatores cruciais para o aumento do seu Score.

ATIVIDADE 3

Peça um cartão de crédito digital Ter um cartão de um banco digital também contribuirá muito para aumentar seu Score. Atualmente, o Agibank, o Banco Inter e o Banco Original possuem a maior taxa de aprovação de cartões de crédito. O Nubank, embora seja o mais famoso, é mais restrito e complicado. Logo, dê preferência aos três cartões citados anteriormente.

ETAPA 4

Como já lhe dissemos, o aumento do Score e, principalmente, sua manutenção em uma pontuação alta é fruto de uma atividade contínua de organização e disciplina financeira. Esta etapa final consiste em manter bons hábitos que irão lhe trazer uma vida financeira saudável e manter uma boa pontuação em seu Score.


Esperamos que você tenha gostado do nosso material. Coloque em prática o nosso procedimento a fim de obter os resultados desejados.

Compartilhe com os amigos, Ative as notificações!

Deixe um comentário